quinta-feira, 31 de março de 2011

Senso Comum e Senso Crítico ...





Todo mundo possui opinião, não é mesmo? No entanto, existem diferentes maneiras de interpretar e se posicionar frente ao mundo, ou seja, uma mesma situação pode ser vista de diferentes formas por diferentes pessoas. Você já tinha pensado nisso antes? O senso comum e o senso crítico fazem parte destas formas de encarar, se posicionar e conhecer a realidade, cada qual a sua maneira e implicação. Vamos conhecê-los?


O que seria, então, senso comum? Tente responder e compare sua resposta com a nossa! É preciso entender senso como: “faculdade de julgar, de sentir, de apreciar; juízo, entendimento, percepção, sentido”. O senso implica tanto a ótica com a qual olhamos as coisas, quanto à maneira como nos posicionamos frente a elas. O senso comum possui a marca de ordinário, normal, coletivo, que por sua vez guarda o significado de superficial, irrefletido, inocente. Ele seria o posicionamento formado pela união de informações pacificamente incorporadas.


Segundo Cotrim (1992) O conhecimento do senso comum possui, habitualmente, as seguintes características gerais:

• Imprecisão: conceitos vagos, sem rigor, que não definem claramente seu conteúdo e alcance.

• Incoerência: associação, num mesmo raciocínio, de conceitos contraditórios, que se anulam em termos lógicos.

• Fragmentação: conceitos soltos, que não abrangem, de modo amplo e sistemático, o objeto estudado. (1992, p.15).


Fazem parte do rol de informações do senso comum as opiniões impensadas, que podem ser emitias por amigos, vizinhos, jornais, televisão e religião. Sua marca maior é a ausência de reflexão e a aceitação pacifica e inocente. É o pensamento popular, do povão, sem reflexão alguma. O senso comum não é falso, ele pode até possuir informações verdadeiras, apenas sua maneira de apreender e conceber a realidade é irrefletida. Enfim, podemos dizer que o senso comum não possui rigor quanto à coerência e lógica de seus conceitos, o que faz com que as pessoas pertencentes à classe comum sejam mais facilmente manipuláveis.


As implicâncias naturais do senso comum são:

Alienação: por não questionar criticamente, o individuo acaba alienado em alguma esfera como econômica, intelectual etc. ou mesmo em todas elas. Por exemplo, uma pessoa que por não refletir não sabe exercer conscientemente seu direito político de votar, e é influenciada por propagandas, etc.

Manipulação: como não tem consciência critica da realidade, ela é facilmente manipulável, utilizando ainda o exemplo do voto, seria aquela pessoa que vota num candidato por ele lhe presentear com algo, e não por ele ser a pessoa certa para representá-la.

Massificação: pela ausência de opiniões individuais, cria-se um senso globalizante, um paradigma que todos devem seguir. Como exemplo podemos citar as lanchonetes multinacionais, que servem o mesmo cardápio para diferentes povos, pessoas, culturas e países.

O senso comum é permeado pela ideologia. Mas o que é ideologia? Você já ouviu falar nela? “Ideologia pode tanto significar um simples conjunto de idéias de uma pessoa ou povo, quanto o “conjunto de representações e idéias, bem como de normas de conduta por meio das quais o homem é levado a pensar, sentir e agir de maneira que convêm as classes dominantes”.

Por ser o senso comum irrefletido pacífico, dogmático, etc., e conseqüentemente implicar massificação, alienação e manipulação, a ideologia atua nele de forma decisiva.

O senso comum (formado geralmente pela classe dominada), por suas características, acaba compartilhando das idéias formuladas pela classe dominante.

Com isso, já que nossa sociedade valoriza o capital, acabamos sendo julgados pelo que temos e não pelo que somos de verdade.

No Brasil, em particular, a televisão, é o grande veiculador das idéias da classe dominante. O fato é que há uma grande conspiração visando à manipulação. A manipulação ocorre porque é fácil controlar um povo mal informado e desconhecedor de seus direitos. O senso comum, portanto, descarta qualquer espécie de reflexão, seja ela filosófica ou não.


O senso crítico, ao contrário do senso comum, possui como principais características à reflexão, a análise, a critica, enfim, ele pauta-se pelo uso consciente da razão para administrar suas idéias.

Dogmas, opiniões, crenças, etc. todas as idéias rígidas que no senso comum são aceitas pacificamente, no senso critico são minuciosamente investigadas e analisadas, o que proporciona um juízo coerente, autônomo e flexível sobre elas. No senso crítico, os saberes como o filosófico, o científico, o sociológico, enfim, os saberes de modo geral, são extremamente valorizados, já que se tem uma idéia verídica sobre o que eles ensinam e proporcionam.


Esperamos que nas suas aulas você extrapole os limites do senso comum e possa alcançar o senso critico, tornando-se além de um aluno consciente, uma pessoa melhor.

2 comentários:

  1. Olá professor Pablo.
    Fiz um post em meu blog e referenciei suas palavras. Ok?
    https://www.acefactory.com.br/senso_comum/

    ResponderExcluir